Acetona: Riscos à saúde?


Olá amigas
Há algum tempo venho pensando no uso frequente que faço de acetona. Como sabem, eu tiro meu esmalte todo dia porque adoro trocar de cor e às vezes até eu me decidir, tiro várias vezes o mesmo da unha, utilizando assim muita acetona. Já nem sinto mais o cheiro e isso me deixa preocupada, porque parece que meu organismo se acostumou à ele. O cheiro de acetona é forte e dá dor de cabeça, por isso, não deve fazer nada bem à longo prazo.
Procurei na internet alguma informação e achei este texto na Wikipedia.


Em química, a acetona, é um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água

A acetona é utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes; na extração de óleos e na fabricação de fármacos. Possui emprego na indústria de explosivos como gelatinizante da pólvora sem fumaça (nitrocelulose) e como produto inicial de sínteses químicas, em especial na indústria farmacêutica.
Acetona é freqüentemente o componente primário (ou único) na remoção de esmalte de unha. A acetona é também usada como um removedor de supercola. Ele pode ser usado para polimento e limpeza de resinas de fibra de vidro e epóxi. Ele é um forte solvente para maioria dos plásticos e fibras sintéticas.
Efeitos fisiológicos
Genericamente falando, a acetona não é um composto muito tóxico; ela pode, entretanto, agredir a mucosa da boca e pode irritar e danificar a pele. Ingestão acidental de grandes quantidades de acetona pode levar a inconsciência e morte.
Os efeitos a longo prazo da exposição a acetona são bem conhecidos de estudos de animais. Danos nos rins, fígado, e nervos, aumento de malformações congénitas, e redução da capacidade de reprodução dos machos (somente) ocorrem em animais expostos a longo prazo. Não se sabe se estes mesmos efeitos seriam exibidos em humanos.

Fonte: Wikipedia

Mesmo sem saber se os efeitos encontrados em animais (desaprovo totalmente estudos em animais) também acontecem no ser humano, é bom a gente se cuidar né?

9 comentários:

  1. É bom passar o esmalte e ficar uns dias. Melhor do que acabar se prejudicando. Importante se informar, não sabia que fazia mal. Beijos

    ResponderExcluir
  2. tem que tomar cuidado amiga, inclusive a gente não pode ficar de esmalte todo dia, tem que deixar a unha respirar pelo menos uns dois dias, senão causa enfraquecimento e doença nas unhas.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. os estudos em animais foram bem severos... Detesto esse tipo de estudo, mas é um ponto de atenção...
    Bjokas
    Mari
    pontocorderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa nem havia pensado nisso!
    mas eu ainda sinto o cheiro!rsrsrsrs
    E por sinal amo o cheiro de acetona!
    Obrigada pelo informaivo, muito útil
    Beijokinhas
    www.coisinhasdapris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba !!!! E eu que uso mais de 200 anos ahahhaah
    Minha garganta fica seca e começo a tossir usando a acetona!
    Agora procuro usar Removedor sem acetona, dá um trabalhinho a mais .... é importante maneirar, né?
    Mas viver sem esmalte ?????? Jamais!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho muito receio com a acetona, falam tanto por aí.
    Minha filha também troca de esmalte quase todo dia e isso me preocupa.
    Já comprei alguns removedores de esmalte, mas os danadinhos também continham acetona.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu uso removedor, não acetona, mas sei que ela pode ser prejudicial, por isso parei rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi Si, muito legal esse post, com essa onda ESMALTISTICA que nos assola e sempre bom ficarmos atentas ... eu não suporto o cheiro de acetona ...

    bjim e bom findi

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não sabia que a acetona poderia nos agredir!
    O certo é tomar coidado mesmo e investir num removedor sem acetona né!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz que você está visitando meu cantinho, espero que volte mais vezes.
Tô te esperando!
Se quiser me enviar sua sugestão, crítica, elogio ou fotos da sua dica de esmalte, mande e-mail para simone.dreveck@hotmail.com

Para participar do Esmalte da Leitora é só mandar e-mail no endereço acima com sua foto e explicando o nome do esmalte e porque escolheu a cor!

Tenho uma página no Facebook também, quem quiser passar lá e curtir, eu ficarei muito feliz https://www.facebook.com/ToquinhaDaSi
Beijinhos

Toquinha da Si © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto