Gatos!! Eu amo!

Lix

Tinho


Bebel

Tiska

Oi amigas queridas.
Recebi  um e-mail muito importante da amiga Maira com algumas informações que devem ser lidas, principalmente por quem ama gatos e também por pessoas que são meio preconceituosas em relação à eles.
Quem me conhece a um pouquinho de tempo, sabe que amo gatos, tenho um blog só pra eles, é o Arte dos Gatos. Tenho 4 fofuras aqui em casa e que são como filhos pra mim. Eu amo animais em geral, mas tenho pelos gatos um amor enorme, não posso ver um que me derreto toda. Na verdade quem fala que gatos são egoístas, que só vêm quando querem alguma coisa, nunca conviveram com um, não de verdade. Os meus, quando chego, eles já estão na porta me esperando. Quando eu estava doente, ficavam os quatro em volta de mim na cama me cuidando. Nesta última vez que fiquei ruim e tive uma virose, cada vez que eu ia vomitar, a Bebel ia comigo no banheiro, não me deixava sozinha. Eles são incríveis, inteligentes e são independentes, quer dizer, eles ficam sozinhos numa boa, não precisam desesperadamente de uma pessoa perto o tempo todo para serem felizes, como o cão por exemplo. Respeito quem não gosta, mas fico furiosa quando espalham mentiras sem conhecer realmente um bichinho desses e é lógico, quem faz maldade, isso com qualquer animal.
Leiam o texto abaixo, é muito importante.


Transmissão da toxoplasmose é mais comum por alimentos mal lavados ou cozidos

Colocados ao lado de um cão esfuziante e brincalhão, eles são facilmente considerados antipáticos, frios, distantes, esnobes e desinteressados. Além dessa “fama”, os gatos ainda sofrem com outro tipo de preconceito: são vistos como vilões por serem agentes transmissores da toxoplasmose, doença que pode passar despercebida em pessoas com imunidade normal, mas gera complicações sérias naquelas com imunidade comprometida e é também transmitida de mãe para filho pela placenta.
A doença e, por tabela, os felinos ganharam destaque recentemente, quando a novela Insensato Coração, da Rede Globo, colocou o personagem de Lázaro Ramos alertando a personagem de Camila Pitanga sobre o perigo de ficar perto de gatos, já que ela está grávida.
Segundo a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rio Claro, Camila Ramos, o gato é realmente o único agente transmissor, mas é nos alimentos mal higienizados que reside o maior perigo para o humano. “A principal forma de infecção é através da ingestão de alimentos. A transmissão gato-homem é mais difícil, pois, após eliminar os cistos nas fezes, elas têm que permanecer no ambiente por pelo menos dois dias para tornarem-se infectantes”, afirma ela.
Assim como em outras doenças, é a falta de limpeza do ambiente doméstico, dos alimentos e das próprias pessoas que determina as chances de contaminação. “Gatos criados em casa, cujas fezes sejam recolhidas diariamente, não apresentam risco. Eles não devem comer carne crua para não serem contaminados. Outros animais somente transmitem toxoplasmose pela carne, não pelas fezes”, explica Camila.
Apenas os gatos já contaminados podem transmitir a doença. Um gato sadio, bem cuidado, em uma casa limpa, não trará problemas. Além desses equívocos sobre a toxoplasmose, o senso comum empurra para os bichanos a pecha de pouco amigos. Tal definição é prontamente demolida pela pediatra Silvana Ciabotti Rillo. Ela convive com gatos há 25 anos e hoje tem quatro animais, entre um e 14 anos. “Eles nos esperam chegar e, quando adoecemos, ficam próximos, como se estivessem cuidando de nós. Sempre pedem carinho e, ao contrário do que dizem, não vêm apenas quando querem algo”, afirma ela.
Segundo a médica a presença de um animal de estimação é importante no desenvolvimento de uma criança. “Isso desenvolve a personalidade da criança e o amor ao próximo, independente de qual animal seja”, explica ela.
Camila informa que no CCZ há atualmente dez gatos e nove cães para adoção, todos castrados e vermifugados. A disparidade entre as adoções concluídas chama atenção: neste ano, 20 cães e apenas oito gatos conseguiram um dono.
Para adotar um animal do CCZ, basta comparecer com o documento de identidade. Se o interessado for menor de idade, é indispensável que pais ou responsáveis estejam presentes. No site do CCZ (www.cczrioclaro.tk), podem ser encontradas imagens dos animais que esperam por adoção, além de informações e fotos de animais encontrados ou perdidos. Segundo Camila, é preciso lembrar de que a adoção exige planejamento antes de ser concluída. “Adquirir um animal e não fornecer a ele abrigo, alimentação e cuidados veterinários também pode ser considerado maus-tratos contra o animal”, diz a veterinária.

Fonte: JC Rio Claro (acessado em 18/04/2011)



13 comentários:

  1. Si eu também adoro gatos!
    Concordo com vc e também os acho companheiros, mas desde que perdi meus dois gatinhos, não quis mais ter nenhum :(
    Agora só tenho cachorros ^^

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que lindossssssssssssss
    tb amoooooooooooo

    Beijooooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Si...
    Sabe que aconteceu algo semelhante lá na casa do meu Pai...
    Ele ficou internado muitos dias e quando eu o trouxe de volta para casa
    o gato subiu no meu colo e em seguida pulou no meu ombro e me lambeu a face... depois foi para o quarto do meu "véio" e ficou lá "mordiscando" e lambendo ele...
    Sabe que eu fiquei até emocionada quando o gainho "me beijou"...
    Acho que ele estava agradecendo por eu ter trazido de volta seu companheiro... rsrs
    Bem na hora eu estava no msn com meu marido na cam e ele viu...
    as pessoas que estavam comigo no quarto também...
    Foi eu que levei o pai para o hospital, passava todo o tempo lá com ele e foi eu quem o trouxe de volta para casa...
    Acho que por isso que o gatinho fez isso...
    O nome dele é foguinho... e ele é um gatinho siames...
    bjkssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone.
    Eu adoro gatos,e todas as crianças da familia foram criados com gatos por perto,inclusive dormir com eles.
    O meu mitssú foi criado na minha cama e a contra gotas para o mama.
    Bem o que eu tenho a dizer que até hoje nenhum de nós ficou doente.
    Pascoa para voce.
    bjtos.Nile.

    ResponderExcluir
  5. Simone, amei o post! Seus gatos são lindos, fofos e quero saber se posso apertá-los... Tb tenho 4 e já engravidei duas vezes. Perdi os bebês e não teve nada a ver com meus gatos. Perguntei à minha médica, que é uma superespecialista com doutorado e tudo, e ela disse exatamente isso É MAIS FÁCIL PEGAR TOXOPLASMOSE DA VERDURAS MAL LAVADAS E DE CARNE QUE DE GATOS. Ela me proibiu de comer qualquer coisa crua e salada fora de casa. Me ensinoua lavar direitinho. Fiz o exame de toxoplasmose neles e em mim e todos nós estávamos limpos,sem a doença. Ela só me pediu que não manipulasse as fezes do animal. No mais curti a gravidez (o pouco dela) com meus lindos junto. Adorei o post e vou divulgar... BJK

    ResponderExcluir
  6. Simone querida, também AMO DE PAIXÃO OS ANIMAIS, em especial gatos. Fiquei indignada com essa rede globo passando informação errada e o pior é que muitos ignorantes acreditam. E o que é sério que a mesma não fez NADA para se retratar, mostrando que é preconceituosa e contribuindo para a discriminação dos gatos. Já não mais estava assistindo programações da globo, imagina agora.


    Seus gatos são maravilhosos, a Lix parece que passou lápis preto em torno dos olhos..hehe lindona.

    Beijos, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  7. Divulguei o link lá no Chat Noir! BJ

    ResponderExcluir
  8. Kerida Toquinha. Eu amo essas fofuras, quando criança minha mae faltava pouco me bater por causa de gato. Até dormia com gato.
    Vi no programa Bem Estar, que 80% da populaçao já teve toxoplasmose. Pois em geral ela tem sintomas e o organismo cria resistencia. Em casos mt raros ela pode trazer problemas. Isso depende da imunidade do indivíduo.
    Porém ela é tramitida atras de muitos alimentos, como carnes mal cozidas, verduras mal lavadas e até na agua.

    ResponderExcluir
  9. tb coloquei uma nota sobre isso no meu blog..bjos

    ResponderExcluir
  10. Também amo gatos ... sou louca apaixonada pelos meus dois lindos ... Byn & Krish !!! Amo!


    bjus.

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonadinha por gatos,já tive até uma persa...só que minha maezinha é bem implicada com eles,porque já tive toxoplasmose e quase fiquei cega...fazer o que né...mais aqui ainda tem dois que me segue pra todos os lugares,até qdo vou ao banheiro eles ficam na porta me esperando...super fofos...amo que amo!

    ResponderExcluir
  12. AMO AMO AMO AMO AMO AMO
    a Tiska é a cara de minha gata Morgana hehehe

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz que você está visitando meu cantinho, espero que volte mais vezes.
Tô te esperando!
Se quiser me enviar sua sugestão, crítica, elogio ou fotos da sua dica de esmalte, mande e-mail para simone.dreveck@hotmail.com

Para participar do Esmalte da Leitora é só mandar e-mail no endereço acima com sua foto e explicando o nome do esmalte e porque escolheu a cor!

Tenho uma página no Facebook também, quem quiser passar lá e curtir, eu ficarei muito feliz https://www.facebook.com/ToquinhaDaSi
Beijinhos

Toquinha da Si © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto