Dia dos Namorados


Oi amigas

Então, hoje o dia é muito romântico, afinal nós comemoramos o Dia dos Namorados e dos namoridos também rsrs, sim, não é porque casamos que temos que deixar a data passar em branco não é?

Um pouquinho da história desta data:

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVIIingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de JunhoDia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.


_________________________________________________________________________________

Bom, pra não deixar passar em branco, trouxe essas unhas com carimbo que já fiz há algum tempo, mas que combinam perfeitamente com a data!




Hoje também meu blog comemora seu 3º aninho de vida EBA!!!
Pra comemorar, foi até ontem as inscrições para meu sorteio. Daqui a pouco, eu trago o post com o resultado do sorteio e também da minha comemoração à data!

11 comentários:

  1. Que fofura essa unha,adorei
    Mas esse ano não vou comemorar esse dia hihi :(
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Carimbo holográfico, lindooo
    Super a ver com a data mesmo!
    Beeijos
    http://esmaltesdatati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Toquinha do Artesanato que venham muito mais anos.... e muitos esmaltes também hehehe
    esmaltejinhos querida
    Katinha

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo, a unha ficou perfeita.
    Feeeliz dia dos namorados :D
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  5. Muito legal saber do dias dos namorados, eu ainda não havia procurado.
    me lembro dessas unhas, ficaram muito lindas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Si!!! Parabéns pelo aniversário do blog!
    Feliz dia dos namorados
    Beijos
    bellasunhasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. As unhas ficaram belíssimas! Muito bem feitas, muito, e super criativas. Beijos.

    Colaboro em: www.comoumrefugio.com

    ResponderExcluir
  8. Namorido é melhor que namorado!!! kkkk
    Legal vc ter colocado a história aqui no post Si!
    Ficou linda essa carimbada!!! Amei!

    Beijo, Paula
    entreamigasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa que lindo que ficou,adorei,esse vermelho é tudo mesmo,e essa carimabada ficou um espetaculo!
    bjs

    unhadeverniz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. uau linda carimbada! amei!!
    bjoo

    Tiemi
    rosebox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amei os esmaltes, ficaram lindos juntos.

    http://unhasprontas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz que você está visitando meu cantinho, espero que volte mais vezes.
Tô te esperando!
Se quiser me enviar sua sugestão, crítica, elogio ou fotos da sua dica de esmalte, mande e-mail para simone.dreveck@hotmail.com

Para participar do Esmalte da Leitora é só mandar e-mail no endereço acima com sua foto e explicando o nome do esmalte e porque escolheu a cor!

Tenho uma página no Facebook também, quem quiser passar lá e curtir, eu ficarei muito feliz https://www.facebook.com/ToquinhaDaSi
Beijinhos

Toquinha da Si © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto